Painel para TV DIY


Bom diia! 

Gente, o painel de TV da minha casa o Edilson e eu que fizemos! :) 
E hoje eu vim contar como foi feito, e dar dicas do melhor custo/beneficio pra que vocês não fiquem batendo a cabeça como nós ficamos! ;)

Esse é o painel, o rack também fomos nós que fizemos, nós compramos o MDF e cortamos, colamos, parafusamos, e apesar do trabalho até que foi divertido!




Primeiro vou dar um passo a passo resumido aqui pra ficar claro que é trabalhoso mas dá pra fazer e compensa muuuito, porque só pra colocar essa madeira (que já vem pronta) na nossa parede, marceneiros tem cobrado em torno de R$ 700,00 e eu gastei R$ 200,00. Aí vai:

- Escolhemos e compramos o MDF pessoalmente na loja Léo Madeiras aqui em Campinas (Site aqui)
- A placa de MDF custou R$ 170,00 e vem medindo 2,75x1,86 m. compramos também na Léo madeiras 1 cartela de adesivo tapa furos na mesma cor do MDF e 1 rolo de fita de borda para dar acabamento nas laterais
- Cortamos em casa mesmo o MDF na medida que eu queria o painel (sobrou um pedaço grande)
- Fizemos dois buracos no painel para passar os fios, 1 atrás da TV e 1 atrás do rack
- Fizemos uma espécie de "moldura" na parede com sarrafos de madeira, presos com parafuso/bucha, a moldura serve para que haja espaço atrás do painel para passar os fios (se ele ficasse direto na parede não teria espaço atrás)
- Passamos fita de borda na lateral da moldura e do painel para dar acabamento
- parafusamos o painel nesses sarrafos em 4 pontos e cobrimos os parafusos com adesivos tapa-buraco

Pronto! Simples assim! rs

Nem parece que deu taaanto trabalho, mas a maior parte do trabalho foi porque eu não fazia a mínima ideia de como/oque fazer, mas como eu vou contar tudo detalhadamente aqui vocês não vão ter esse problema. Se eu tivesse que fazer outro hoje faria com uma mão nas costas! hahaha


Escolha do MDF

O preço do MDF varia muuuito, cada fabricante (marca) tem um preço e a cor que tem em um fabricante não tem no outro. Então o ideal é ir a loja mesmo, porque tem muuuuuuuitas cores e preços muito variados mesmo, de R$ 100 a R$ 500 cada placa. Eu cheguei lá e falei: "Quero um MDF bonito e barato". Aí o vendedor me indicou 1 dos 259.000 mostruários que tinha lá e disse que aquele fabricante era oque tinha o melhor custo/benefício, dentro daquele mostruário escolhi a cor que mais me agradava, eu não lembro o nome da cor, mas acho que era castanho.
Estou falando isso porque se você chega na loja e escolhe a cor mais linda de todas, sem perguntar nada para o vendedor você corre o risco de perguntar o preço e o vendedor dizer: "R$ 1.000,00" e você vai se frustrar, porque nenhuma cor mais "em conta" será tão linda aos seus olhos quanto aquela de mil reais! Não é?! Ou sou só eu que sou assim?! rsrsrs
Então eu preferi nem olhar tudo, olhar só aquilo que tinha o preço que eu gostaria de pagar.
A pergunta que eu mais ouço quando eu falo que nós mesmos fizemos o nosso painel é: "você envernizou?!". Graças a Deus não, o MDF já vem na cor que você quer, melhor impossível. Quer dizer, melhor só se as laterais também viessem na cor, porque elas vem cor de madeira feia e precisa dar acabamento, seja com fita de borda ou massa para madeira. 


Chapas de MDF:


A loja até corta, fura e da acabamento nas bordas se você quiser (e pagar caro por isso, claro!), mas você precisa ter um projeto de marceneiro com medidas de distancia do furo, diâmetro do não sei oque lá... tudo numa linguagem estranha de marceneiro, e como nós não tinhamos projeto e nem queríamos gastar com isso nos compramos a chapa toda e cortamos em casa mesmo. 

Como cortar?!
Então, de início nós apanhamos muuuuito, porque todos os vídeos e dicas que tinha na internet, ensinavam a cortar com serra tico, e a serra tico tico é um negócio que parece ter vontade própria, você mira ela pra direita e ela corta para esquerda. Que raiva só de lembrar! Nós estragamos um pedação de MDf tentando cortar com ela. Foi então que o meu pai viu o nosso sofrimento e nos deu a ideia de cortar com serra circular, nossa, aí sim foi outra coisa! Você marca direitinho onde vai cortar com canetinha, apoia a madeira de forma que fique alto em relação ao chão e corta, é fácil, fácil!





Acabamento nas laterais
Depois de cotar o MDF é preciso dar acabamento nas laterais, como eu ja tinha dito antes, eu comprei fita de borda, que é uma fita grossa, na cor da madeira, que você cola na lateral pra dar acabamento, mas gente, dá taaaaanto trabalho colocar essa fita que até hoje eu não colei nas laterais do painel, só colei nos sarrafos da moldura, assim: 


Vista lateral do painel


Dá pra entender? Essas fotos foram tiradas de lado, da lateral do painel, o sarrafo da moldura que está preso diretamente na parede está com fita de borda, e a lateral do painel é essa mais clara, sem acabamento.
Eu tinha foto de todo o passo a passo, antes de prender o painel na moldura e tudo, mas perdi! :(




Então, quanto ao acabamento, tem duas opções: Fita de borda ou massa para madeira.



Massa para madeira       X        Fita de borda


A fita de borda, dá trabalho porque ela não é auto-colante, tem que usar cola de contato e é muitooo chato, seca rápido, meleca tudo, a fita não vem no tamanho certo, vem maior, aí depois não é tão fácil assim pra tirar as sobras. Aqui tem um vídeo que explica a colagem da fita de borda

Quando fizemos o rack usamos massa para madeira e depois pintamos, nós achamos mais fácil.


Passagem dos fios
O mais aconselhável seria fazer os buracos para passar os fios com uma furadeira e uma broca especial para isso, essa aqui:





Mas nós não tinhamos a broca na hora e nem paciência para esperar, então fomos logo furando com a serra tico tico e ficou tudo torto, mas com o rack e a TV na frente não aparece. Oque vale é a intenção. rs
Ficou assim:




Painel pronto, vamos coloca-lo na parede!
A moldura que eu já havia falando antes que fizemos com sarrafo, é mais ou menos assim:





A ideia é essa, porém a minha nós fizemos nesse modelo:



"Esqueleto" de madeira onde o painel será parafusado

São 4 sarrafos nos 4 cantos e 2 no meio, os sarrafos são mesmo para manter o painel separado da parede, havendo assim espaço para os fios entre o painel e parede.

Os sarrafos foram parafusados na parede, com parafuso e bucha e o painel foi parafusado nessa "moldura" de sarrafos em 4 pontos, 2 mais no alto e 2 na altura do rack. 

Nós tampamos as cabeças dos parafusos com adesivos tapa buraco, da pra ver nessa foto o adesivo?!


Adesivos tapa parafuso


O painel fica bem preso pela pressão mesmo, porque cortamos ele exatamente na medida do teto ao chão aqui de casa (acho que até uns milímetros maior) porque teve que bater com forma para ela entrar, os parafusos são mais para garantir.


Acho que é só! :)
Se perceberem que falta alguma informação é só me avisar tá!
Obrigadaaa!
Beijos

15 comentários:

  1. Oi Amanda!
    Ficou lindo!!!
    Ótimo post... tudo bem explicadinho!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !!! ficou lindo o painel sempre tive vontade de fazer o meu rsrs mais como não tenho uma mão amiga comprei pronto, mais o rack vou repaginar sim esse eu consigo
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Tenho certeza que consegue sim! Bjão

      Excluir
  3. Oi Amanda, ficou muito bom, Parabéns eu estou loyca para fazer o meu próprio painel tb.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee! Obrigada! :)
      Faz sim Gélia! Você é tão caprichosa, tenho certeza que vai ficar lindo!
      Bjão

      Excluir
  4. amei.ficou lindo seguindo..http://batonrosamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa Amanda adorei suas informações estou louca pra colocar um no meu quarto, mas é muito carro, só que eu queria colocar tbm uma prateleira será q eu consigo prende-la no próprio painel??

    ResponderExcluir
  6. Ficou bem legal, acho bem lindo. :)
    Seguindo!!

    Estilo Indefinido

    ResponderExcluir
  7. Olá Amanda, sou de Ribeirão Preto e achei ótimo as suas dicas, dá trabalho, mas compensa, principalmente em relação ao preço. Vai uma outra dica para facilitar ainda mais: a Leroy Merlin corta o MDF no tamanho exato que você pedir e cola as fitas nas laterais e não cobra nada à mais por isso! Espalha!!!!! Iselda

    ResponderExcluir
  8. Ficou muito legal, mas vale lembrar que para se fazer um tipo de trabalho deste é necessário ter noções de marcenaria.
    Para pessoas que não tem ferramentas adequadas e nem noção de marcenaria segue esta dica --> http://lojasrpm.com.br/sala-de-estar/paineis-tv-home-tv-suspenso-tv-rack-parede-lcd-led.html

    ResponderExcluir
  9. Nossa, meus parabéns!
    Estou começando a escrever sobre essa jornada de construir a minha casa, está neste blog, se puder visite, um bjo e boa sorte...

    http://caseiqueroksa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Doralice M.de Souza7 de maio de 2014 19:31

    Gostaria de fazer um painel preto laka, mas estou em dúvida, será que vai ficar muito escuro, voce me daria um ideia, um grande abraço.
    ,

    ResponderExcluir
  11. Olá, o painel ficou muito bonito. Mas você correu sério risco cortando a chapa de MDF com essa serra mármore... essa não é a serra correta para cortar madeira... até funciona, mas provoca muitos acidentes... é só procurar na internet que vai encontrar... da próxima vez, use uma serra circular para madeira, você vai ver que é muito mais segura.
    Quer saber mais sobre marcenaria? visite o GDM. Você vai gostar.

    ResponderExcluir
  12. Oi, muito legal a iniciativa de fazer e também de compartilhar. Queria dar uma dica sobre a fita de borda. Você põe cola branca nas duas peças, deixa secar e depois as junta e passa o ferro quente por cima da fita. O ferro derreterá a cola e não deve queimar a fita.

    ResponderExcluir