Soleira e Peitoril

Oii! O post de hj é a pedido da minha amiga Elisângela, que vai se casar, está construindo e está com várias dúvidas nos acabamentos da casa, e tenho certeza que não é só ela que tem dúvidas nesses assuntos, afinal, são tantas opções. Além de soleira e peitoril, quero fazer outros posts a pedido dela, falando tbm de pastilhas e de rodapés. Espero que não seja tarde Li. ;)

Soleiras
Soleira, para quem não sabe, é o acabamento usado na parte de baixo do vão da porta, geralmente nas áreas de mudança de piso, mudança de comodo, entrada e saída, etc.
E até para esse detalhe há algumas regras, afinal, para tudo em acabamento e decoração há regras, o segredo está em saber quando quebrá-las.

Na regra Sempre que houver uma porta isolando um cômodo, o uso da soleira é aconselhável, pois transmite a impressão de acabamento bem-feito. A soleira pode ser utilizada na divisão de cada comodo ou se você optar pelo mesmo piso para a casa toda poderá utilizar apenas nas portas externas. 
Mas na minha opinião, quando não há troca de piso, não é necessário soleira, acho até que fica mais bonito sem. Eu usaria apenas nas áreas de troca de tipo/cor de piso e nas entradas.






Como escolher?!

1º - Você quer as soleiras para destacar a divisão dos cômodos ou por uma questão de acabamento do piso?
Respondendo isso você já terá uma direção para escolher a cor. Se quiser destacar a divisão entre cômodos, as soleiras devem ser de cor diferente do piso, se vai usá-las apenas com finalidade de acabamento, quanto mais próxima for a cor da soleira da cor do piso, melhor.
Se o seu espaço é pequeno a soleira de cor muito diferente do piso pode "pesar" na decoração, já soleiras de cor semelhante ao piso dão sensação de amplitude, a soleira pode ser feita inclusive do mesmo material do piso.


Eu, particularmente, prefiro a cor das soleiras o mais próximo possível da cor do piso.


2º - Que material usar?!
As soleiras podem ser de mármore, granito, porcelanato, madeira e atualmente tenho visto soleiras feitas até com pastilhas. 

(Gostei bastante dessa)




Soleira de Porcelanato


Soleira de Mármore


Soleira de Granito


Soleira de Madeira


Tudo depende da combinação com o seu ambiente, é bom tomar cuidado com os materiais porosos, como por exemplo o mármore, utilizar uma soleira de mármore branco por exemplo para a porta externa que terá umidade e sujeira poderá manchar com facilidade. Optando por pedras prefira granito que é mais resistente e menos poroso. (Vou falar mais das diferenças entre mármore e granito já já)


A soleira tem que combinar com a pia ou a bancada?
Cada caso deve ser analisado separadamente, por questões de cores, predominâncias de tons e efeitos desejados.
Em ambientes pequenos onde existem um realce visual muito grande das soleiras no caso de pisos claros com soleiras escuras, normalmente se combina as soleiras e as pedras das janelas com a pia e as bancadas.
Em ambientes grandes com pouca predominância de soleiras e outros apelos em termos de design no ambiente, pode-se tomar como referencia outros itens do ambiente para se harmonizar com as bancadas e pias.
No caso de suítes a pedra pode estar em harmonia com o piso do quarto, e a pia em harmonia com as cores dos revestimentos internos do banheiro ou cor das banheiras e cubas.
Por esses motivos vale sempre o bom senso. Não deixe seus ambientes com um aspecto sem graça, mas também não exagere nos excessos de desenhos com padrões e cores muito divergentes. 
Por regra geral é muito comum o uso combinado de soleiras, janelas, pias e bancadas, essa é uma forma de evitar o erro.
É claro que se você for usar pedras naturais, a composição ficará mais fácil se todas as pedras forem iguais.
Porém, muitas vezes isso não é possível, pois, em se tratando de pedras naturais, a natureza não segue padrões, cada lote é único. Assim, se a soleira, a pia, o peitoril e a bancada não forem cortados da mesma pedra, não serão iguais, ainda que muito parecidos. Os veios e até a tonalidade serão diferentes.
A solução nesse caso é criar composições harmônicas, como por exemplo, o mármore travertino e o mármore marrom imperial. Como o primeiro é claro e tem veios na tonalidade marrom, as composições geralmente são acertadas com o mármore de tonalidade predominante marrom. 
Alguns granitos em tons amarelos e bejes com veios em preto também ficam super bonitos quando em composições com o Preto São Gabriel ou Preto Absoluto.  
Uma dica bacana é pedir para a marmoraria te fornecer algumas amostras e você pode comparar com o que já tem instalado. Muitas vezes, mesmo achando que as pedras são iguais por terem a mesma denominação, é apenas quando estão próximas que você vê a grande diferença entre elas.





Peitoril
Peitoril é a base de uma janela. O lugar onde você apóia seus cotovelos quando quer se debruçar e olhar a vida passando. rs



Muitas vezes deixado de lado, o peitoril não tem apenas função estética, é um elemento técnico do sistema de janelas, impede penetração do frio de fora para dentro do ambiente e vice-versa, o vazamento de calor do interior.
Se você falar a linguagem dos profissionais engenheiros, peitoril faz dobrar correntes de convecção de ar quente subindo, e aumenta espessa camada de ar quente perto da janela e da área adjacente parede. (Legal, né?!)
Assim como nas soleiras há várias opções de materiais: plástico, madeira, pedra natural e artificial. 






Além disso, as donas de casa sabem que o peitoril facilita o processo de limpeza da janela.

Para os designers sua característica mais importante é a capacidade de esconder a diferença entre a espessura da parede e as caixas da janela. 
E para mim, a sua função mais legal é poder encher ele de coisinhas fofas e artigos de decoração dos mais variados. Assim:





:)

Mármore ou granito?
É possível diferenciar um tipo de mármore ou granito de outro pela sua cor e desenhos das nuances (o granito é mais mesclado, enquanto a coloração do mármore é mais uniforme). No entanto, cada tipo possui características específicas: um mármore pode ser mais poroso que outro, por exemplo.
O mármore é composto por um mineral e por calcita. Já o granito é formado por três minerais (a mica, feldspato e quartzo). Na prática, isso significa que o granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca com mais facilidade. No mercado, existem disponíveis mármores e granitos nacionais ou importados. Um dos fatores que influi na oferta e preço desses diversos tipos é sua raridade: quanto mais raro, mais caro.
Ambos possuem alta qualidade, o importante é saber quais as aplicações mais indicadas para um e para o outro. 
O mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos. Isto, porque o material sofre com a ação do tempo (possui sensibilidade à chuva ácida) e da poluição. Também deve ser evitada a utilização de mármore em áreas de tráfego intenso, pois desgasta-se mais facilmente. Outro ambiente a ser evitado é a cozinha: por ser poroso, absorve gordura. Além do mais, não tendo resistência contra ácido, pode adquirir manchas e perda de brilho com produtos como vinagre, limão ou materiais de limpeza pesados.
Cuidados a serem tomados: Qualquer peça de mármore ou granito requer apenas pano úmido. Se necessitar utilizar detergente, escolha sempre o neutro incolor. Nunca utilize produtos como água sanitária ou produtos ácidos ou corrosivos. No caso do mármore, é preciso, ainda, tomar muito cuidado com líquidos: café, refrigerantes, produtos oleosos, etc.
Como são porosos, tendem a absorver líquidos. A dica é limpar o local imediatamente, utilizando apenas água e detergente neutro incolor. Tome cuidado, também, ao utilizar o granito polido: em pisos externos, torna-se escorregadio, porém, existem alternativas como o granito apicoado ou flameado que ficam antiderrapantes. Por outro lado, é uma excelente opção para a bancada da cozinha, por ser bastante higiênico.


Padrões de mármore





Padrões de granito



Espero ter ajudado! Até a próxima. Beijos!

14 comentários:

  1. Amei o post,muito bem feito!!!Já curtindo!!!
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá florzinha,adorei as dicas.

    Quero montar um salão de beleza e é mais complicado do que quando foi escolher as coisas pra construir minha casa.rsrs
    Obrigada por compartilhar conosco.

    beijokas seguindo

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!
    Obrigada pela sua visitinha!!
    Amei seu blog!!!
    Esses rodapés Santa Luzia são lindos, coloquei e ficou perfeito!!
    Já estou te seguindo...
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso! me ajudou muito, anotei tudinho! obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, Amanda!
    Estava com dúvidas pra saber que tipo de soleira colocar(clara ou escura), pois coloque porcelanato claro. E encontrei aqui um porcelanato parecido com o meu e a soleira clara parecida com uma que havia gostado. Então,ficou mais fácil, porque pude ver como vai ficar lá em casa.
    Obrigada, pelas dicas!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa! :)
      Da uma segurança a mais ver como fica né! rs
      Sei como é, vc não imagina como eu sou indecisa!
      Bjão

      Excluir
  6. Olá Amanda, suas dicas são ótimas. Sou a Gislene e por favor preciso de ajuda. estarei colocando o mesmo piso na casa inteira, somente no banheiro resolvi mudar, ai vem a duvida das soleiras e pingadeiras:
    1- devo combinar as soleiras das portas com o piso da casa?
    2- a soleira do banheiro também? mas a porta fica no corredor.
    3- e as pingadeiras das janelas?
    4- na minha cozinha, comprei uma pia pronta na cor verde Ubatuba, a pedra do balcão devo colocar igual a pia?
    Me ajuda por favor. Meu porcelanato da casa é ravello da delta e o banheiro venatto da batistela.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Amanda
    Gostaria muito de uma dica para minha cozinha ...
    O peitoril da janela da cozinha é de cor cafe (pedra), a diferença entre o peitoril com a minha pia é de 17cm tamanho este que gostaria que fosse o espelho da pia, ou seja, as duas pedras estarão "unidas", gostaria de saber se eu colocar uma cor de pedra Itauna (mais branco) e aparecer a beira da pedra cafe irá ficar feio?

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Vou colocar porcelanato preto na cozinha e no banheiro do meu ap. Nos quartos/sala/corredores vou colocar piso laminado Duratex padrão Carvalho Creta ou Carvalho Munique ou Carvalho Paradiso (http://www.durafloor.com.br/pisos-laminados/D59).

    Estou pensando em colocar as soleiras cozinha/corredor e banheiro/corredor em granito preto.

    Estou na dúvida se faço o mesmo para a soleira da porta da entrada (colocar granito preto) ou se coloco uma soleira que se adeque com o piso laminado tipo amarelo maracujá, amarelo ouro Brasil ou ainda café imperial(http://coopergrangranitos.no.comunidades.net/index.php?pagina=1578683496).

    Comentários serão bem vindos!

    ResponderExcluir
  9. Excelente artigo! Muito show! Você está de parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, me ajudou a resolver minha duvida, vou hoje escolher, bancada, soleira e peitoril! Rs, valeu!

    Leticia http://construidominhacasaminhavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Me tirou muitas dúvidas sobre o tipo de pedras e como combiná-las nos diferentes locais da casa.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Amanda, qual é o nome da pedra utilizada na soleira vista na segunda foto que ilustra soleiras e peitoris ???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A Segunda soleira do post é de mármore travertino! ;)
      Beijos

      Excluir