Repaginando meu rack

Hj eu vim contar só o começo da looonga história da reforma da minha casa (de onde surgiram meus conhecimentos sobre decoração alternativa que eu quero compartilhar e por isso criei esse blog):
Estava eu, ha mais ou menos 5 meses, uma jovem insatisfeita com a decoração e organização da minha casa, acontece que eu moro no fundo da casa dos meus pais, porque já faz um tempo, meu marido Edilson, e eu compramos um apartamento na planta e tivemos inúmeros probleminhas e empecilhos (mas essa é uma outra looonga história que depois eu conto) e então tivemos de processar a construtora e enquanto esperamos a causa na justiça sair para ter nosso dinheiro de volta e comprar uma casinha nova para nós fazermos tudo do jeitinho que sempre sonhamos, estamos morando "provisoriamente" a dois anos já numa casinha onde não podemos investir muito din din, fazer armários planejados, pintar e bordar, pra depois, num futuro próximo (eu creio) nos mudar daqui e perder tudo.
Entããão, eu resolvi dar o meu jeitinho e reformar a casa a baixo custo e comecei a pesquisar formas alternativas de dar um up no visual da minha casinha.

Foi aí que eu resolvi começar pela reforma do meu rack, que era assim:



Mas eu estava muuuito descontente com ele, não estava mais na moda racks altos assim, e com lugar de por CD's e essas gavetas estavam amareladas e me deixando triste também, foi aí que eu tive a ideia de tirar tudo aquilo que não gostava ué, simples assim. rs
Desmontei o rack todo, tirei um "degrau" de prateleira de cima, tirei as gavetas, tirei os espaços de por CD, tampei os furinhos de parafuso com uma massinha que fiz com pó de madeira e cola pra madeira e pintei esses ex-buraquinhos agora tampados, com esmalte de unha cor café! (infelizmente a minha ansiedade causa uma pequena dificuldade em fotografar as etapas, mas lembrei de tirar a foto do resultado) E ficou assim:





Foi aí que eu percebi que não gostava mais da cor, tabaco além de fora de moda, mancha muito e é ruim de limpar, resolvi pintar. Pedi ao meu assessor de empreitadas (Edilson) que trouxesse lixa, pincéis e tinta, queria quer meu rack fosse branco! Desembestei a pesquisar na internet oque devia fazer pra pintar um rack que era feito de compensado tabaco, de branco. E lendo daqui, vendo vídeo dali, cheguei a conclusão que ficaria bom da seguinte forma:
- Lixar todo ele com lixa para madeira nº 180 (não precisa lixar muito, só até dar uma arranhada na pintura, pra aderir melhor a nova tinta)
- Passar um pano pra deixar beem limpinho
- Dar várias demãos de tinta com intervalos de 2 horas mais ou menos entre uma e outra até eu olhar e ver que a cor tinha ficado uniforme.


Usei esmalte seca rápido suvinil


Dei 4 demãos, em alguns lugares com rolinho, em outros com pincel, dependendo do lugar que eu estava pintando usava aquilo que fosse mais fácil. E ficou muito bom.
Só não pode por as coisas  em cima dele logo, é bom deixar secar bem uns dois dias.
Na parte de cima, fiz um efeito pátina com escova de lavar roupa que aprendi nesse vídeo. deu super certo e ficou lindo, quero pensar em algo pra usar essa técnica novamente, porque gostei muito.
E no final, o rack ficou assim:






Com cara de novo! :D



11 comentários:

  1. Ficou lindo. Quero pintar o meu também. Estou na duvida da cor, por favor me conte se dá muita mão de obra para limpar, se é fácil manutenção? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigada! :)
      Olha, da trabalho sim, mas mesmo assim acho que compensa muito. Eu coloquei meu marido pra ajudar e ainda assim levou uns dois dias, isso por causa do tempo de secagem entre uma demão e outra. Tem sempre que tomar cuidado para a tinta não escorrer e formar aquelas gotinhas, principalmente nas laterais.
      Meu pai me disse que seria muuuuuuito mais fácil se eu tivesse pedido emprestado o compressor dele, pintar no jato ficaria com um acabamento perfeito e não daria quase trabalho nenhum. Se você tiver acesso a um compressor talvez valha a pena tentar! :)
      Se você cobrir a tinta com um verniz, para não descascar com o tempo de contado com os objetos que ficam em cima, não dá manutenção nenhuma, fica novo!
      Beijão!

      Excluir
  2. Meu sofa é marron e minha sala é pequena. Meu rack é escuro,caso não queira pintá-lo de branco, que cor vc sugere. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sofá tbm é marrom, e minha sala pequena! Que coincidência! rs :)
      Eu escolhi branco porque acho bem neutro né, mas tem gente que pinta de toda cor, amarelo, rosa, vermelho, fica super charmoso. Mas se você quer mantê-lo escuro talvez seja melhor só envernizar, porque o acabamento dos marrons não fica tão bom, parece mesmo meio amador, eu acho.
      Tem verniz de várias cores e fica lindo também! Olha aqui uma matéria sobre verniz tingidor e uma tabelinha de cores: http://www.comopintar.com.br/verniz-tingidor-para-mudar-a-cor-da-madeira

      Excluir
    2. Suely, vc pode pintar de amarelo, está super na moda e fica ótimo com marron!!

      Excluir
    3. Suely, vc pode pintar de amarelo, está super na moda e fica ótimo com marron!!

      Excluir
  3. Muito lindo,vou fazer na casa da minha mãe!!! Marilia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ficou lindo, meu rack é branco kk e quero mudar para verde escuro, só que ele não é de madeira, parece um aglomerado meio brilhante, acredito que nem dê para lixar... o que você sugere?

    ResponderExcluir
  5. Nossa ficou incrìvelllll... vou pintar o meu tbm, seu rack tinha brilho??

    ResponderExcluir
  6. Eu amei muito, estava procurando na net como pintar rack, sua dica foi fácil e prática, só tem que ter saco pra esperar né? Olha me fala uma coisa, esse esmalte seca rápido já é a tinta?? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda, meu nome é Jeane, e adorei as suas dicas para pintar um rack de madeira escura que eu tenho, só que de amarelo. Ficou lindo o seu trabalho! Tomara que eu consiga deixar o meu tão bonito quanto o seu. Obrigada, um abraço.

    ResponderExcluir