Cinema em Casa

Bom dia! :)
Hj eu quero falar de uma coisa que eu planejo fazer na minha futura casa e como já a algum tempo eu venho levantando dados de como proceder para montar um cineminha particular, hj quero dividir esses dados aqui!
Gente, não é futilidade minha heim, todo mundo quer muito alguma coisa na sua casa, eu quero um cinema ué, amooo ver filmes e gostaria de ter na minha casa conforto e estrutura para tal! rs
E vcs vão ver que nem precisa ser tão caro. Vejam por exemplo essa ideia com reciclagem, utilizando palets, que eu amei:






Mas claro, há opções para todos os bolsos e gostos, pra minha casa eu penso em algo mais ou menos assim:






Um sofá e algumas poltronas confortáveis, dois níveis de piso, telão, home, paredes de cores escuras e aconchegantes!

Vejam primeiro essas fotos com ideias incríveis, opções com TV ou telão, com sofás, poltronas e algumas que parecem até salas reais de cinema. E depois algumas dicas do que é necessário para ter um cineminha particular:


Pode ser apenas com carpete, almofadas e pufs no chão:






Opções com sofá confortável, tela e iluminação adaptadas



































E as opções mais próximas das salas de cinema convencionais:






















Para montar um cinema em casa


1) Prepare o ambiente
Montar um cinema em casa precisa ser beeem pensando e planejado, para depois não sofrermos com problemas futuros e ainda terminar descontes depois de um investimento que pode ser alto. Infelizmente não é só ter caixas de som no ambiente, comprar um sofá confortável e apagar as luzes. Antes de mais nada é preciso escolher o espaço adequado e criar as condições de iluminação e acústica ideais.
É bom que a sala esteja distante de ambientes barulhentos, como a cozinha, por exemplo. Também é importante que a sala seja isolada, que não fique no caminho da passagem de outras pessoas.
É preciso pensar também no tamanho do ambiente, pois isso influencia diretamente no tamanho da tela. O indicado é que o ambiente tenha entre 20 e 30 metros quadrados, desta forma pode-se obter uma projeção de imagens entre 92 e 106 polegadas. Se for uma TV de até 65 polegadas, o espaço pode ser um pouco menor, entre 15 e 20 metros quadrados Veja qual a distância correta entre o sofá e a TV.


 



Se você está construindo, a sala que vai receber o cinema precisa de alguns cuidados, existem algumas opções estruturais e de revestimento para tornar o espaço mais funcional. Construir as paredes com tijolos baianos é a melhor opção para o aprimoramento acústico, enquanto para o chão os pisos de madeira e carpetes são os revestimentos mais indicados.
É preciso também evitar janelas e vidro no ambiente tanto pelo controle da iluminação quanto pela acústica. Para vedar a entrada de luz é possível usar as cortinas do tipo black out, mas isso não resolve o problema do controle acústico. O revestimento da parede não pode ser liso e para as cortinas, quanto mais textura nos tecidos melhor. O chão precisa de tapetes e o melhor é optar pelos mais fofos, que vão absorver o som com mais eficiência.

2) Imagem e Som

Escolher entre tela de projeção ou televisão é uma das primeiras decisões que é necessário tomar. A primeira coisa é escolher entre o tipo de imagem. Se a opção for pelo projetor é preciso se preocupar muito mais com a iluminação na construção do projeto, porém, quando o espaço vai abrigar uma televisão, ela não exigirá tanta preocupação assim. Mas na minha opinião o verdadeiro cinema doméstico é com projetor e tela de projeção. No mercado existem telas de projeção fixas, motorizadas e de vidro. Cada projeto requer uma solução específica e o uso correto de cada modelo deverá ser estudado com cuidado. Tanto no caso do projetor quanto da TV, a tela deve ter resolução de 1080p para reproduzir o sinal HD dos discos blu-ray.
Outra coisa que requer atenção é a escolha e dimensionamento das caixas de som no ambiente, que é mais complexo ainda em espaços grandes.
O número de caixas de som pode variar de acordo com a configuração e com o tamanho da sala, mas, de acordo com os especialistas é preciso um mínimo de cinco caixas mais um subwoofer para a reprodução da trilha de áudio digital HD. O dimensionamento da potência e o tamanho das caixas acústicas que serão utilizadas é que vai determinar a qualidade final do sistema, sendo que as caixas acústicas deverão fornecer a pressão sonora necessária para se 'encher' a sala com qualidade.
Esteticamente elas podem ser no formato de torres, ficarem embutidas nas paredes ou nos móveis, visíveis ou escondidas.






 



3) Equipamentos necessários
O 'coração' de um sistema de cinema em casa é o receiver, central de áudio e vídeo responsável por receber as conexões de todos os equipamentos, projetor ou TV, blu-ray, decoder de TV a cabo, Ipod, cd player etc. Nele também são conectadas as caixas acústicas e o subwoofer
Os projetos de cinema em casa feitos atualmente precisam prever a capacidade de processamento de imagens em 3D. Além disso, as imagens das TVs a cabo e dos filmes em blu-ray são transportadas através de cabos digitais HDMI. Todo o sistema deve ter a capacidade de reproduzir esse tipo de sinal.
Outro item importante a ser previsto no projeto do cinema é o cabeamento dos fios e a automação do controle de todos os equipamentos da sala. Persianas motorizadas, ar condicionado, home theater, som ambiente e iluminação podem facilmente ser comandados através de tablets e smartphones com um custo bem menor e acessível hj em dia.




Mais informações:


Um comentário:

  1. Muito interessante... Tbm montarei um desses futuramente..

    Inclusive já tenho um projetor... Fica hj na sala mais pra quando queremos ver um filme ou programa especial... vale muitoo a pena...

    Futuramente terei um espaço reservado pra isso na casa e farei uma decoração legal pra transformar num cinema completo !

    ResponderExcluir